Pendure cortinas sem furar com essas dicas

Cortinas deslizantes trazem charme e elegância para os ambientes. Fotos: Divulgação/ Bella Janela
Foto: Divulgação/ Bella Janela

Se você está alugando e não deseja fazer furos na parede ou está lidando com uma parede difícil de ser perfurada, você pode supor que seria muito complicado instalar cortinas, sem ajuda. No entanto, esse não é o caso – tudo o que você precisa fazer é comprar uma haste de tensão.

As hastes de tensão são apenas hastes longas para cortinas e tipicamente ajustáveis ​​com tampas de borracha antiderrapantes em cada extremidade. As respectivas tampas de extremidade são posicionadas contra uma moldura de janela ou parede e, graças a uma mola dentro da haste, a tensão mantém a haste no lugar.

Elas são incrivelmente simples de instalar, geralmente com baixo custo, não deixam marcas e geralmente podem suportar cerca de 9 kg de peso. E são versáteis o suficiente para serem usadas ​​em vários espaços, do quarto ao banheiro. Como um bônus adicional, elas podem ser reaproveitadas para muitos outros usos, como organizar itens de cozinha, se um dia você decidir instalar varões de cortina comuns montados na parede.

Uma haste de tensão pode ser uma maneira simples de pendurar cortinas que não danificam os caixilhos das janelas ou paredes e não requer ferramentas. No entanto, você terá que considerar algumas limitações desse método de enforcamento específico.

Limitações das hastes de tensão

As hastes de tensão geralmente estão disponíveis em algumas cores diferentes; portanto, se você prefere algo preto, branco ou metálico, deve ter algumas opções para escolher. No entanto, você não terá as mesmas opções de acabamento decorativo. Como as tampas das extremidades servem a uma função além de ser apenas decorativa e impedir que as cortinas deslizem para fora, elas são mais utilitárias do que elegantes.

Além disso, você obviamente tem que instalar uma haste de tensão entre dois espaços verticais. Isso significa que você não pode usar o hack de elevação do teto de pendurar a haste da cortina mais alta e mais larga do que as janelas para dar a ilusão de que a janela é maior. A haste deve ficar dentro da própria moldura da janela. E as hastes de tensão só podem esticar até agora, pois não têm nenhum tipo de suporte no meio da mesma forma que as hastes de cortina comuns, então se você estiver lidando com uma janela maior, elas podem nem ser uma opção.

Finalmente, a limitação de peso da haste de tensão existe por um motivo – você certamente não quer que suas cortinas caiam. No entanto, isso também significa que você está restrito ao tipo de cortina que pode selecionar. Normalmente, as cortinas transparentes ou semitransparentes funcionam bem, pois tendem a ser bastante leves. No entanto, se você deseja pendurar cortinas blackout ou cortinas feitas de um material pesado como veludo, elas podem ser muito pesadas para a haste de tensão.

Outras maneiras fáceis de pendurar cortinas

Portanto, você determinou que a abordagem da haste de tensão também não funcionará com sua visão particular porque a janela é muito grande, a cortina é muito pesada, seja qual for o caso. Não se preocupe – ainda existem algumas outras opções que não exigem que você abra a furadeira e faça uma mudança permanente no seu quarto.

Uma solução fácil com a qual você deve estar familiarizado são os ganchos adesivos. Assim como você pode usá-los para pendurar arte ou outros acessórios decorativos em sua casa, você pode fixar esses ganchos removíveis na parede e colocar a haste da cortina sobre eles. Ao contrário das hastes de tensão, elas não precisam ser montadas na moldura da janela e você pode até adicionar ganchos adicionais no meio para suporte extra. No entanto, eles também têm um limite de peso e são adequados apenas para hastes de cortina estreitas e cortinas de luz.

Aqueles com esquadrias de metal podem considerar hastes de cortina magnéticas, que se prendem à esquadria da janela sem perfurar. Como muitas das outras opções sem broca, elas não são particularmente adequadas para cortinas pesadas, portanto, novamente limitam suas opções. E eles são um pouco mais propensos do que outros métodos a se deslocar e se movimentar, portanto, nem sempre são a melhor escolha para áreas de tráfego intenso.

Fonte: House Digest

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!

Back to top